Técnicas de Redação - Narração, Descrição e Dissertação

Confira dicas de técnicas para desenvolver os três principais tipos de redação pedidos em concursos e vestibulares.

Narração

Basicamente narrar é contar um fato ou um episódio, para que o seu texto seja completo e apresente para o leitor o fato completo é necessário que contenha: onde, quando, como e com quem ocorreu o episódio.

Por isso mesmo numa narração podemos dizer que predomina a ação, o texto que é narrado contêm um conjunto de ações e dessa forma é composto por muitos verbos. Cuide para que os verbos estejam sempre concordando e deixe bem claro qual é a ação contida na história.

Os personagens que fazem parte da narração devem ter nomes substantivos próprios. Preste atenção para deixar claro em que lugar se passa o enredo e busque sempre uma história que tenha uma ligação com o cotidiano, mesmo que se trate de uma fábula, por exemplo.

O texto narrativo é estruturado por verbos de ação, por advérbios de tempo, por advérbios de lugar e pelos substantivos que são usados para dar nomes aos personagens.

Descrição

Fazer uma descrição de algo ou alguém é caracterizar o tema do texto. Encontrar características que ajudem a particularizar o tema central do texto é a melhor forma de desenvolver essa redação. Você estará fotografando um ser com palavras numa descrição.

Os verbos que são mais comuns em descrições são os de ligação como ser, estar, permanecer, ficar, continuar entre outros. Esse tipo de texto ainda contêm muitos adjetivos e substantivos. Numa descrição é possível fazer a caracterização física (concreta) ou subjetiva (de questões como sentimentos e qualidades).

Dissertação

A dissertação é o tipo de redação mais pedido em questões de redação de vestibular. Quando se faz uma dissertação você está refletindo, debatendo, discutindo e questionando o tema. Para isso é importante expressar o seu ponto de vista a respeito do tema.

Os argumentos utilizados para defender a sua opinião constituem o mais importante no que se refere a uma dissertação. Mesmo que esse texto seja a respeito das suas opiniões você deverá sempre utilizar a terceira pessoa do singular e nunca “eu”. Um texto impessoal soa como mais verdadeiro.

Como fazer uma boa dissertação

  • Passo 1 – Transforme o tema numa pergunta.
  • Passo 2 – Responda a pergunta com o seu ponto de vista e usando bons argumentos.
  • Passo 3 – Conclua o texto com o porquê da resposta que você deu no desenvolvimento.

Em suma no primeiro parágrafo da dissertação você faz uma introdução, no segundo e terceiro (pode ter um parágrafo só dependendo do tamanho do texto) você deverá desenvolver a sua opinião com argumentos e por fim termine com um parágrafo de conclusão.