Como fazer Redação para Vestibular

A redação é vista como uma das partes mais espinhosas de uma prova de vestibular. Porém, não é necessário ficar tão apreensivo, basta compreender o que o avaliador deseja encontrar na sua prova e como redigir uma redação que seja satisfatória. Vamos te dar algumas dicas preciosas para ter uma redação nota 10.

Dicas práticas para Redação de Vestibular

A Gramática

Obviamente erros de grafia podem pesar um pouco na nota final, mas ultimamente isso não tem sido o mais grave. Em geral os avaliadores tiram pontos de redações que não tem uma boa argumentação. Muito mais do que provar que sabe escrever palavras difíceis é necessário saber como trabalhar com elas.

A Argumentação

Numa redação dissertativa o que os avaliadores desejam é selecionar os candidatos que tem uma boa argumentação, ou seja, que explicitam o que pensam de forma coerente e com uma boa base. O que se espera é que os candidatos tenham uma boa “defesa” dos seus pontos de vista.

Ficar em cima do muro (não dizer nem sou contra e nem sou a favor) não é uma boa forma de redigir uma redação. Evite também usar ideias de senso-comum, apresente argumentos que sejam passíveis de aceitação. Quem escreve sobre algo que não conhece e deixa isso claro acaba passando uma ideia de vazio.

A redação do vestibular tem que ter posicionamento, o seu avaliador não quer se informado, você deve dizer a ele porque acredita que o seu ponto de vista é o certo. A opinião e a reflexão do estudante são levados em conta para que ele possa ou não ser aceito numa universidade.

Texto com Estrutura

Um texto que causa impacto no avaliador é aquele que tem uma opinião bem clara. Para que isso seja possível é importante investir na estrutura da sua redação, a forma como ela será construída. Saiba como valorizar os seus argumentos e mantenha o fio da meada.

Aposte na organização do texto, ou seja, tente listar os melhores argumentos por ordem de entrada no texto e os encaixe no desenvolvimento de forma que faça sentido.

Dicas para uma boa Redação de Vestibular

  • Não comece a escrever antes de pensar sobre o assunto e montar pelo menos um esquema de argumentos.
  • Não fuja do tema que foi proposto.
  • Não tente “modernizar” a sua escrita durante a prova.
  • Evite os clichês.
  • É importante cuidar para não repetir palavras e termos. Para isso existem os sinônimos.
  • Escolha argumentos que tenham fundamento e não use exemplos pessoais.
  • Seja claro e não use ironias, pois a pessoa que irá ler não te conhece.

Veja o vídeo abaixo com dicas para como fazer redação para vestibular: