Como escrever redação para emprego

O mercado de trabalho está cada vez mais concorrido e conseguir fazer uma seleção mais profunda dos candidatos às vagas é uma forma de encontrar profissionais mais completos e preparados. A seleção de profissionais está se tornando cada vez mais exigente e com novos requisitos a preencher.

Uma forma que as empresas encontraram de avaliar diversos pontos importantes dos candidatos é através de redações nos processos seletivos. O objetivo dessas redações é selecionar verdadeiramente os profissionais certos e não somente aqueles que aparentemente têm o perfil procurado. Saiba mais sobre a redação nos processos de seleção de emprego e quais são os conceitos fundamentais para escrever uma bom texto e se destacar dentre os candidatos.

Os conceitos de uma boa Redação

O começo da Redação

Para fazer uma boa redação é necessário seguir alguns passos, isso pode fazer toda a diferença na hora da seleção final. Em geral os temas que são abordados nas redações para empregos dizem respeito a experiências profissionais anteriores ou ainda um pequeno resumo sobre a biografia do candidato dando ênfase nos seus pontos positivos e negativos.

O objetivo dos avaliadores quando pedem essas redações é avaliar questões como a insegurança dos candidatos, por exemplo. Tome cuidado ao abordar questões como medos, fobias, dificuldades e acrescentar informações que sejam contraditórias e que facilmente poderão atrapalhar o bom desempenho e desenvolvimento do texto. Torne a leitura do avaliador o mais simples, fluida e interessante possível.

O que pode ajudar na hora de fazer Redação

Para ter um bom texto é essencial manter o hábito de ler, pois é através de livros, revistas, jornais e até sites (desde que sejam uma leitura diária) que se adquire um arcabouço maior de expressões e palavras. Muitos estudos já comprovaram que quem lê mais geralmente escreve melhor que os demais. Não estamos dizendo para você ler Shakespeare, Marcel Proust ou Platão apenas para ler o que seja do seu interesse e com uma boa frequência.

O que não fazer na Redação

A sua redação num processo seletivo de emprego e em qualquer outra situação não deve conter expressões como "eu acho”, “eu penso que”, “quem sabe” entre outras que expressem dúvida a quem está lendo. Você deve dar credibilidade ao que está escrevendo.

Evite ao máximo utilizar a primeira pessoa “Eu”, escreva como se estivesse se referindo a um grupo de pessoas. Tenha cuidado para que os parágrafos da sua redação não sejam muito longos, pois isso tornará o textos maçante para quem está lendo.

Use argumentos coerentes para defender o seu ponto de vista e que não fuja do tema que está sendo pedido. Além disso, os seus argumentos devem ter fundamento e não ser somente uma coisa legal que você quis escrever. Não deixe que o leitor da sua redação pense que você não domina o assunto.