Como fazer Redação Dissertativa

A redação dissertativa é uma das mais utilizadas nos processos de seleção como vestibulares, entrevistas de emprego e concursos públicos. Quem ainda tem dúvidas sobre como fazer uma redação dissertativa pode acompanhar abaixo um passo a passo que pode ajudar.

A Introdução da Redação Dissertativa

A primeiro elemento que se deve elaborar numa redação dissertativa é a introdução. Esse trecho do seu texto deve ser esteticamente correto e deixar claro sobre qual assunto será o texto e de que forma ele será abordado. Seja sucinto, não precisa entrar em detalhes sobre o tema na introdução.

O Desenvolvimento da Redação Dissertativa

A segunda parte da sua redação dissertativa é aquela chamada de desenvolvimento e o pedaço do texto em que o tema principal é destacado e no qual se utilizam informações específicas, detalhes e frases curtas e de impacto. Mostre o seu ponto de vista, os prós, os contras do tema que está sendo abordado.

As informações devem estar claras e o leitor deve ter plena compreensão dos seus argumentos. A dica para manter a coesão e a coerência no seu texto é dedicar um parágrafo para a introdução, dois, no máximo, para o desenvolvimento e um para a conclusão.

A Conclusão da Redação Dissertativa

Essa é a parte mais traiçoeira de um texto, pois é nela que se pode beneficiar o que foi escrito ou acabar com o texto inteiro. A conclusão deve conter os esclarecimentos dos pontos de vista e conseguir acabar com qualquer princípio de confusão que possa ter sido criado ao longo da dissertação. Faça uma reflexão sobre o que foi escrito e não contradiga nenhuma informação apresentada ao longo do texto.

Pontos para ter cuidado em sua Redação Dissertativa

Abaixo alguns pontos do seu texto para os quais você deve dedicar uma atenção especial.

Os Verbos

Cuide para que todos os verbos estejam em terceira pessoa, ou seja, que se refiram a ele, ela, eles, elas.

A Linguagem

Deve ser formal e seguir as normas gramaticais. Não se deve empregar expressões coloquiais que sejam próprias da oralidade como gírias, por exemplo.

As Palavras

As palavras devem ser usadas somente no seu sentido denotativo (sentido literal, o mesmo do dicionário) e deixe as ironias de fora, pois nem todo é obrigado a ler nas entrelinhas.

As Expressões

As expressões como “eu acho”, “eu penso que”, “na minha opinião” entre outras que gerem dúvidas não devem ser usadas em nenhuma situação. A dissertação é um texto de opinião sendo assim é redundante dizer que acha alguma coisa.

Os Períodos

A regra é simples os períodos devem ser objetivos e claros. Dê preferência para períodos breves, pois os muito longos podem causar confusão.

A Estrutura

Nesse ponto você deve cuidar para que a paragrafação, ou seja, a divisão dos parágrafos esteja correta, deve ter introdução, desenvolvimento e conclusão.

Veja no vídeo abaixo como fazer uma redação dissertativa: