Como fazer Redação

Fazer uma redação pode ser uma tarefa bastante complicada para quem não conhece alguns pequenos macetes. Escrever uma redação pode ser mais simples do que você imagina, confira as nossas dicas e saiba como conseguir bons resultados sem precisar de um esforço exagerado.

Seja simples em sua Redação

Não pense que escrever palavras complicadas e criar frases elaboradíssimas é a chave de uma boa redação. Na verdade o que os avaliadores procuram é compreender o que você escreveu. Seja simples, escolha palavras que sejam de fácil compreensão, frases curtas e se preocupe mais em fazer uma “amarração” das ideias para que tudo fique melhor organizado.

Uma redação boa é aquela que é direta então nada de deixar ideias subentendidas e acreditar que as pessoas irão ler nas entrelinhas. O conteúdo deve ficar evidente, não é hora de ser enigmático ou buscar escrever de forma profunda e poética. Em suma escreva de forma simples e direta, diga o que precisa sobre o tema e pronto.

Quantidade de linhas na Redação

Uma dúvida que atormenta a vida de estudantes e profissionais que realizam provas como as de vestibular e concursos públicos é saber quantas linhas dedicar a introdução, desenvolvimento e conclusão do texto. Não é necessário fazer um cálculo exato da quantidade de linhas para cada parágrafo. Porém, é indicado que a introdução e a conclusão tenham o mesmo tamanho e que sejam menores em relação ao desenvolvimento.

O que escrever na Redação

Demonstrar que você conhece o assunto que foi pedido no texto e que está por dentro das regras ortográficas é importante para ter uma boa avaliação. A regra é expressar a maior quantidade de conteúdo na menos quantidade de linhas possível.

Unidade da Redação

Um dos elementos mais importantes para que um texto de redação seja interessante e tenha qualidade é que por mais longo que seja mantenha a coesão e a coerência do começo ao fim. Assim sendo é necessário que a sua redação tenha unidade, não se pode começar falando de um assunto e terminar com outro que nada tem a ver com o primeiro.

Enriqueça o sua Redação

Os avaliadores de redação buscam mais do que pessoas que saibam escrever gramaticalmente certo. Mostrar que se tem conteúdo e que se sabe utilizá-lo é uma forma de ganhar uns pontinhos a mais. Se for possível contextualize a sua redação com algum fato histórico que te ajude a explicar a sua ideia principal. Mas, nada de inventar e dar uma grande volta somente para demonstrar que conhece nomes de guerras e datas.

Veja no vídeo abaixo excelentes dicas para como fazer redação: